Notícias
05/07/2017 13h52 - Atualizado em 05/07/2017 13h52
Comemoração de 60 anos da UFPA teve concerto no Theatro da Paz. Evento foi apoiado pela FADESP.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
Comemoração de 60 anos da UFPA teve concerto no Theatro da Paz. Evento foi apoiado pela FADESP.
Ampliar imagem
Concerto da OSAP, no Theatro da Paz executou a 9ª Sinfonia de Beethove. Teve ainda trilha sonora composta para o aniversário de 60 anos da UFPA.
Ampliar imagem
Reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, antes da solenidade que, há 60 anos, teve participação do presidente da República.
Ampliar imagem
Além da comunidade acadêmica, plateia teve autoridades e público externo.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com intensa programação para comemorar os 60 anos de fundação. Como parte das atividades, realizou o concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA, no dia 2 de julho, com o apoio da FADESP, entidade criada para apoiar a instituição na promoção do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.

O concerto foi realizado no Theatro da Paz, local que foi palco da solenidade de instalação da UFPA, em 31 de janeiro de 1959. À época, a comemoração teve a presença do presidente Juscelino Kubitschek e do primeiro reitor, Mario Braga Henriques.

Desta vez, a solenidade foi presidida pelo reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o diretor da FADESP, professor Fernando Arthur Neves, e o adjunto, professor Roberto Barreto, além de grande público.

Sob a regência do professor Miguel Campos Neto, a OSAP interpretou a 9ª Sinfonia de Beethoven, última e mais conhecida composição de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Também executou a trilha sonora "UFPA 60 anos" composta pelo professor Carlos Pires, pianista e vice-diretor da EMUFPA, para o vídeo que mostra ao público como foi produzida a marca comemorativa dos 60 anos.

A apresentação teve a participação do Coro da 9ª Sinfonia, regido pelo professor Agostinho Fonseca, e do Coro Universitário da UFPA, CORUNÍ, regido pela professora Cristina Owtake e formado por alunos de diversos cursos e técnicos da Universidade.

O evento é uma realização da Reitoria da UFPA, por meio da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Editora da UFPA (ed.ufpa) e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDI/UFPA) e conta com o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Criada há 40 anos, a FADESP faz parte da história da UFPA. Atualmente, gerencia 329 projetos, sendo 269 em apoio à UFPA. São 100 de pesquisa, 98 de extensão, 62 de ensino e 9 de desenvolvimento institucional.

*Com informações da Ascom UFPA.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar