Dúvidas Frequentes
Obras

1) Quais as providências necessaárias para a execução de obra ou reforma na UFPA através dos projetos gerenciados pela FADESP?

R: Primeiramente a Prefeitura do Campus deve efetuar a locação do espaço físico onde será edificado o prédio ou realizado a reforma/ampliação. Esta locação deve estar em conformidade com o plano diretor de ocupação do campus da UFPA. Tem que ser providenciado o projeto executivo e os vários projetos complementares, a planilha orçamentária discriminando os serviços, materiais e as especificações técnicas.

2) Quais os documentos necessários para a contratação de obra ou reforma por meio dos projetos gerenciados pela FADESP?

R: São necessários os seguintes documentos: a solicitação de contratação da obra ou serviço, contendo os projetos executivos, a locação do espaço físico pela Prefeitura da UFPA, o projeto executivo e os vários projetos complementares, a planilha orçamentária discriminando os serviços, materiais, as especificações técnicas e o termo de referência, de acordo com o orçamento previsto no plano de trabalho.

 3)  Quais os documentos necessários para liberação dos recursos para obras dos projetos FINEP?

R: É preciso apresentar os seguintes documentos: a locação do espaço físico pela Prefeitura do Campus, a documentação de comprovação de propriedade, licença ou consulta dos órgãos de controle ambiental para construção, projeto executivo composto dos vários projetos complementares, a planilha orçamentária discriminando os serviços, materiais, as especificações técnicas e o termo de referência, de acordo com o orçamento previsto no plano de trabalho.

4) Por que, eventualmente, é necessário aditivar o valor do contrato de execução da obra?

R: Em função da necessidade de ajustes do projeto durante a execução da obra e variações imprevisíveis de quantitativos de materiais, como por exemplo, variações no comprimento de estacas em algum dos diversos pontos gerados pelas características de parte do solo e outros.

 5) Por que as obras contratadas demoram além do prazo previsto?

R: Em função de ajustes do projeto durante a execução da obra, que podem resultar na necessidade de autorização junto a financiadora do projeto para utilização da disponibilidade financeira o rendimento das aplicações, para cobrir aditivos de valores essências à conclusão. Outra razão está vinculada à característica regional do volume de chuvas em determinados períodos do ano, o que dependendo da obra, também pode provocar atrasos no cronograma de execução.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar