Dúvidas Frequentes
Contratar FADESP/UFPA

1) Como a FADESP, enquanto fundação de apoio, atua nos projetos?

R: A FADESP pode atuar no gerenciamento de recursos de convênios e contratos de origem Federal, Estadual, Municipal e Privado, viabilizando procedimentos administrativos e financeiros, realizando a prestação de contas de acordo com as regras do convênio/contrato em questão. A Fundação também atua em consultorias e prestação de serviços conforme dispõe seu estatuto.

2) Como a FADESP gerencia administrativa e financeiramente os projetos?

R: Através de um sistema online de gerenciamento de projetos, que permite ao usuário efetuar solicitações, acompanhar a execução financeira e o andamento de processos diversos, tais como: compra de materiais, contratações de serviços, pagamentos, etc, em total interação com os analistas da Fadesp.

3) Como faço para a FADESP gerenciar um projeto executado pela UFPA ou por  instituições congêneres ?

R: O Interessado deverá entrar em contato com a coordenação do setor de projetos, pelo e-mail negocios@fadesp.org.br, ou no telefones (91) 4005-7455, (91) 4005-7493, informando a origem do recurso de seu projeto ou o possível financiador para que as orientações sejam conduzidas de acordo com as particularidades de cada caso.

4) Como faço para encaminhar uma proposta de projeto em nome da FADESP ?

R: A proposta pode ser elaborada pela FADESP em conjunto com o coordenador do projeto, bem como, as condições a serem pactuadas. Toda e qualquer negociação, sempre que possível, converse conosco.

5) O que é  plano de trabalho do projeto ?

R: É um demonstrativo das despesas aprovadas que são identificadas por meio de rubricas. Podemos dizer que é o norte a ser seguido na execução financeira dos projetos.

Leia mais: Contrato com a FADESP

6) Como as IFES e as ICTs se relacionam com a FADESP para gerenciar administrativa e financeiramente os projetos financiados pelas agências oficiais de fomento (FINEP, CNPQ, FNDCT, etc )?

R: De acordo com a Lei 8958/2004 regulamentada pelo  Decreto nº 7.423/10  a relação é firmada no modelo convênio tripartite,  sendo as IFES e ICTs executoras e a FADESP proponente e convenente. O recurso do projeto é repassado diretamente para a conta corrente especifica movimentada pela FADESP.

7 ) Como faço para FADESP gerenciar um projeto que o recurso está na UFPA ?

R: Após comprovado o recebimento do crédito pela UFPA através do SIAFE é emitido uma Nota a de Empenho para FADESP. Esta contratação se dará conforme disposto na Lei 8.958/2004, regulamentado pelo Decreto acima mencionado, em conjunto com a Resolução interna da instituição apoiada. No caso da UFPA é a Resolução 700/2011.  

8) Quais são os documentos necessários para UFPA contratar a FADESP ?

R :  Pode ser verificado acessando http://proad.ufpa.br/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=15

9) A FADESP financia projetos ?

R: Não. A FADESP não é fundação de fomento. Ela atua na execução e no gerenciamento de projetos em todas as áreas do conhecimento da pesquisa, ensino e extensão.

10) A FADESP pode fazer convênios e contratos com empresas privadas?

R: Sim, mesmo sendo fundação de apoio à UFPA, ela pode celebrar instrumentos com empresas privadas.

11) A FADESP pode captar recursos para projetos?

R: Sim, para projetos de pesquisa, ensino, extensão e eventos

12) Como obtenho acesso na FADESP para ajuda na elaboração e para o gerenciamento de projetos?

Através do Portal da FADESP, pelo e-mail negócios@fadesp.org.br, ou nos telefones: (91) 4005-7455, 4005-7453, 4005-7472, 4005-7480, 4005-7493, 4005-7460.

13) Qual é a quantidade de projetos que um coordenador pode ter pela FADESP?

R: Não há limite, isso depende do agente financiador limitar a quantidade.

 

 
 

 

Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar