A FADESP
Quem Somos

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia. Atua como gerenciadora de recursos nas mais variadas áreas do conhecimento. Criada em 1977 para dar suporte às atividades da Universidade Federal do Pará (UFPA), é, hoje, é um dos grandes agentes estratégicos da região Norte.

A Fundação atua na gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão demandados pela UFPA e por outras instituições de ensino superior (Universidade do Estado do Pará/UEPA, Universidade do Oeste do Pará/UFOPA e Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA), além do desenvolvimento institucional e da prestação de serviços técnicos especializados, como a execução de concursos públicos.

Com a expertise adquirida em mais de 36 anos de atuação, possui o diferencial de gerir projetos que têm como foco o meio ambiente amazônico e o desenvolvimento sustentável. Suas principais atividades são o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento institucional de órgãos, a execução de concursos públicos, de cursos de qualificação profissional, de aperfeiçoamento, de línguas estrangeiras e pós graduação.

No apoio à pesquisa, atua na viabilização de programas e projetos científicos, intermediando as parcerias entre instituições que atuam nos mais diversos segmentos e o corpo docente da UFPA e de outras IES. Através dessa intermediação, são alcançados resultados para a comunidade, objetivo de suas ações.

A FADESP também promove o Desenvolvimento Institucional (DI) em órgãos, entidades e empresas com o objetivo de melhorar os serviços desempenhados por eles, seja na reestruturação organizacional e/ou no aprimoramento de procedimentos administrativos. Novamente, os resultados servem à população.

No aprimoramento acadêmico, gerencia os cursos de pós graduação junto à UFPA e outras instituições parceiras. O histórico da FADESP tem pelo menos 120 cursos de especialização e experiências em Mestrado, nas áreas de Saúde, Tecnologia, Linguística e Exatas.

A fundação vem atuando com sucesso na coordenação de concursos públicos, tendo gerenciado alguns certames nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal. Alguns resultaram em mais de 50 mil candidatos inscritos, como do Ministério Público do Estado do Pará, em 2012. Já no ano de 2013 podemos destacar o concurso público da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Este ano, entre os concursos de grande relevância estão os da Prefeitura Municipal de Itaituba e Prefeitura Municipal de Cametá.

Outra área em franco crescimento em todo o país e que a FADESP também atua é a qualificação continuada com cursos de curta duração (de extensão ou aperfeiçoamento) presenciais e à distância. A metodologia, com estudo de casos, tem garantido a efetiva aprendizagem.

A Fundação atua como interface junto a entidades e agências de financiamento e fomento à pesquisa e no gerenciamento de recursos oriundos de projetos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de reforçar ações de captação de recursos, investe em mais de 250 parcerias para fazer sua parte no processo de desenvolvimento sócio-econômico da região. Alguns dos principais parceiros estão em nossa home.

Estrutura


Localização

 

em azul, ao lado do Centro de Ciências BiológicasA Fadesp fica na Cidade Universitária José Silveira Netto (UFPA), próximo ao Centro de Ciências Biológicas, ao lado do Laboratório de Geologia. A Academia Amazônia fica bem em frente. As entradas da UFPA mais próximas são os Portões 1 e 2.

Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar