Notícias
04/09/2017 9h38 - Atualizado em 04/09/2017 9h38
Reportagem do Academia Amazônia mostra as pesquisas com açaí feitas em laboratório da UFPA.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
Reportagem do Academia Amazônia mostra as pesquisas com açaí feitas em laboratório da UFPA.

Em nova reportagem do programa Academia Amazônia, reproduzida no jornal da Cultura, o professor Hervè Rogez fala sobre os benefícios do açaí para a saúde humana identificados nas pesquisas realizadas no Laboratório de Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O trabalho tem apoio da FADESP. O fruto é muito presente à mesa dos paraenses, mas nos últimos anos também tem ganhado o mercado nacional.

Conforme o professor, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPA, a pesquisa sobre o fruto do açaí e muito extensa. Atualmente, o laboratório tem três grupos de pesquisa que estudam a qualidade, a inovação e a criação de novos produtos para o mercado, além da biogenética do fruto.

As pesquisas já identificaram, por exemplo, a presença de antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, crônico-degenerativas e tumores. "Mais recentemente, descobrimos que é muito importante na prevenção de doenças como a leshimaniose e as degenerativas do cérebro", conta o pesquisador.

Ele explica que, no laboratório, o fruto passa por vários testes, em várias condições ambientais, para a verificação das suas propriedades. Os ensaios são realizados desde a plantação in vitro. "É pesquisa que não tem fim. Esse ano, na safra, a gente está com dois novos experimentos já projetados, cada um com mais de vinte voluntários, para poder apresentar novas propriedades para os consumidores", adianta.

Conforme destacado na reportagem, o Laboratório de Biotecnologia da UFPA é referência nacional nas pesquisas em açaí e, atualmente, presta consultoria para o Ministério da Agricultura.

A reportagem está disponível no site e no canal do youtube do Academia Amazônia, além de ter sido transmitida no Sintonize, quadro do Jornal da Cultura voltado ao incentivo à produção científica.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar