Notícias
30/08/2017 14h58 - Atualizado em 30/08/2017 14h58
Equipe da UFPA apresenta protótipo de módulo do novo gerenciador de projetos da FADESP.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
Equipe da UFPA apresenta protótipo de módulo do novo gerenciador de projetos da FADESP.

A equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA) responsável pela criação e implantação do novo sistema da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) apresentou o primeiro protótipo do módulo do Gerenciador de Projetos que será utilizado pela entidade e o modelo de armazenamento de dados que será usado por essa nova ferramenta tecnológica de gestão.

Batizado de projeto "Amparo", o novo sistema está em desenvolvimento desde o semestre passado. Nesta etapa, o trabalho se concentra em construir o módulo de gerenciamento, que é a ferramenta utilizada tanto pelos funcionários quanto pelos coordenadores de projetos.

O módulo utilizará um modelo de dados que ampliará a capacidade de armazenamento de informações e terá um formato pensado para facilitar a utilização pelos usuários, seja para consultar, cadastrar e excluir informações ou gerar relatórios.

Outra novidade do módulo é a utilização de "Dashboard" (painel de indicadores) uma tela com ilustrações e gráficos de variáveis do gerenciamento do projeto. "A ferramenta apresentará, de forma precisa e em tempo real, a mudança de dados dos projetos", destaca o coordenador de Tecnologia da Informação da FADESP, José Maria Silva.

A nova ferramenta, que também permitirá o rastreamento das operações realizadas pelos usuários, está sendo construída com tecnologias livres. Neste aspecto, o uso dessas ferramentas que não são comerciais diminuirá o custo do novo gerenciador exigindo investimento menor da Fundação.

Além do módulo do gerenciador, o novo sistema será composto de outros módulos (de compras, financeiro, prestação de contas e gerência) que terão as bases de dados integradas com os sistemas de contabilidade e Recursos Humanos. A expectativa é que todos comecem a ser utilizados até o fim do ano.

A criação e implantação do sistema são coordenadas pelos professores da UFPA, Rodrigo Quites e Raimundo Viegas, tendo a professora Carla Reis (UFPA) à frente da equipe responsável pela Análise de Requisitos e Desenvolvimento e o professor Adailton Lima (UFPA) como gerente da equipe de desenvolvimento. O trabalho é feito em concordância com a CTE da FADESP.

No dia 25 de agosto, a equipe de trabalho fez a demonstraram do protótipo do módulo de gerenciamento e do modelo de dados ao diretor da FADESP, professor Fernando Arthur Neves, ao diretor adjunto, professor Roberto Ferraz, ao coordenador de TI, José Maria Silva, e ao analista de TI, Davi Frazão.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar